sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

A HISTÓRIA DE UM CAMPEÃO....





Das simples peladas para as glórias de se tornar campeão de vários campeonatos e torneios, numa trajetória de 12 anos de história. Este é o 13 de Junho Futebol clube, atualmente, uma grande equipe amadora de Caicó, bastante conhecida no cenário futebolístico de nossa região.
Em 13 de Junho de 1995, ainda garoto, com apenas 15 anos de idade, dei origem ao São Luís F.C, que mais tarde passaria a sua denominação atual. Lembro, com alegria e saudade, daquela época do primeiro campeonato e conseqüentemente, do primeiro título. Como não tínhamos um uniforme, tive que pintar a mão, camisas trazidas pelos próprios atletas.
A primeira competição que a equipe disputou foi justamente no ano em que havia surgido. Era 1995, um ano após o tetracampeonato mundial de futebol, conquistado pelo Brasil. Ano que se elegia o 38º presidente da República Federativa Brasileira, Fernando Henrique Cardoso.
O primeiro certame disputado pelo 13 era de mine-campo,com apenas 6 atletas(1 no gol e 5 jogando na “linha”). Nesta competição o 13 de Junho já disse para que veio. Foi o campeão. Após esta competição, o 13 passou de 1996 a 1999 sem participar de campeonatos, ficando apenas jogando amistosamente. Dentre estes amistosos podemos citar como os mais importantes até aqui: União de Jardim de Piranhas 0x4 13 de Junho (no campo do Independente em Jardim),13 de Junho 4x3 São José, 13 de Junho 5x0 Vasco de Acarí , 13 de junho 6x1 Imprensa, Corintians de Caicó 6x1 13 de Junho (Amistoso realizado à convite do próprio “Galo do Seridó”, quando se preparava para a Copa RN em 2006. O técnico na época era Hugo Fendulo, ex-jogador do Flamengo da década de 80.
Dentre os outros títulos conquistado pelo 13 de Junho estão:
Pode-se ver logo a baixo o cronograma de títulos com algumas especificações:
1995_Campeão de mine-campo.
2000_Campeão de torneio no Bairro Vila do Príncipe.
2001_Vice-campeão de um torneio no Bairro Boa Vista.
2002_Vice-campeão de um torneio no Bairro Samanaú feito por Paulo Roque (vereador).
2003_Campeão da 3º Copa de futebol de campo setor norte na gestão do Prefeito Roberto Germano.
*Uma semana depois, campeão de um torneio denominado “torneio do netão”, no Bairro Boa passagem.
*Vice-campeão do 5º campeonato de Futebol de Campo do Conselho Comunitário de Boa Passagem, no qual perdeu somente na final.
2004_Campeão do torneio início do 6º campeonato de Futebol de campo do Conselho Comunitário de Boa Passagem.
2005_Vice-campeão da Copa João Maia de Futebol de Campo-setor Norte-, ficando em 3° colocado na classificação geral. A competição tinha 42 (quarenta e duas) equipes.
2005/2006_Campeão do 3° Campeonato de Férias da Casa de Saúde Milton Marinho (mine-campo)
No total são 11 títulos entre campeão e vice, de 18 competições disputadas.
Em 13 de Junho de 2006 fundou-se a equipe com intuito de se filiar à LCD (Liga Caicoense de Desportos), o que ocorreu neste corrente ano, mais precisamente em 01 de Maio de 2007. Neste mesmo ano, a equipe treziense participou pela primeira vez do “Caicosão 2007”. Porém, por ter se apresentado com um time caseiro para apenas abrilhantar o campeonato sem pretensões maiores, fez uma péssima campanha, ficando em último lugar.
Este foi apenas um resumo da história do 13 de Junho que está prestes a ganhar um livro que conta sua trajetória por completo.